null
Temperos brasileiros: quais os mais famosos por região?

Temperos brasileiros: quais os mais famosos por região?

Os temperos sempre dão um sabor ainda mais especial aos pratos. E cá entre nós, os temperos brasileiros são ainda mais especiais, né? O alho e a cebola fritando antes de receber o arroz já dá água na boca.

Pensando nisso, já parou para pensar na variedade de temperos que existem em todo o Brasil? Enquanto alguns temperos são mais predominantes em uma região, outros usam outros tipos de especiarias, o que não tira nem um pouco a riqueza dos sabores.

Em um país tão rico em cultura e tão grande em extensão territorial, a variedade de temperos brasileiros podem acrescentar (e muito) nos seus pratos. Confira os mais famosos por cada região brasileira! 

Temperos brasileiros: Região Sul 

Por ser a região mais fria do país, a Região Sul possui uma culinária com pratos mais quentes. A região engloba os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que possuem forte influência dos colonizadores, especialmente os italianos e alemães.

Por isso, a região conta com pratos como pães cozidos a lenha, chucrute, cervejarias, entre outros.

E, claro, não podemos deixar de falar do famoso chimarrão do Rio Grande do Sul. A bebida é composta por bomba, cuia, erva-mate moída e água quente.

Entre os temperos mais utilizados na região está a erva doce, orégano, alho, louro e o chimichurri (usado especialmente no churrasco).

Temperos brasileiros: Região Sudeste

A Região Sudeste, composta por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, concentra uma variedade imensa de opções em seus pratos.

Quem não ama o pão de queijo, o doce de leite ou o queijo branco fresquinho de Minas Gerais, por exemplo? A feijoada, muito apreciada por todos os brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro e hoje é apreciada até pelos gringos.

Já São Paulo possui pratos muito tradicionais como o virado à paulista, o bauru e o querido pastel de feira com caldo de cana.

Por fim, mas não menos importante, está a culinária capixaba com sua riqueza em peixes e frutos do mar, como a moqueca. A herança indígena nessa região é fortemente predominante, logo, entre os temperos estão o urucum e o coentro.

Mas, no geral, a região sudeste usa muito alho, alecrim, cebola e folha de louro.

Temperos brasileiros: Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste também conta com forte influência indígena. A região mais interiorana conta com alta criação de carne. Por isso, ela é presença marcante na maioria dos pratos.

Além da carne vermelha, os caldos de água doce são bastante comuns na região do Mato Grosso, por exemplo. O pequi, muito famoso em Goiás, é um dos destaques desta região.

Os pratos e temperos mais famosos dessa região são o alho, coentro, banana da terra, açafrão, mojica e pamonha. Deu até mais fome agora, né?

Temperos brasileiros: Região Norte

Famosa especialmente pela Floresta Amazônica, a Região Norte conta com frutas e temperos em abundância. A região também é fortemente marcada pela cultura indígena e isso é muito perceptível inclusive na nomenclatura dos alimentos como o açaí, guaraná, cupuaçu, tucupi e tacacá.

Para os pratos típicos da região, são utilizados ingredientes e temperos como castanhas, peixes, farinha de peixe, milho, jambu, tucumã, entre outros.

Temperos mais usados nos pratos dos brasileiros

Confira alguns dos temperos brasileiros mais usados na culinária!

Açafrão-da-terra ou cúrcuma

Muito usada em receitas de molhos, peixes e ensopados, a cúrcuma em pó, em sua tonalidade amarela, dá um toque a mais nos pratos brasileiros.

Alecrim

Com um aroma inconfundível, o alecrim é muito usado para as carnes de porco, peixes e aves. Podendo ser usado fresco ou seco, ele pode combinar outras receitas à base de legumes ou molhos, sempre em pouca quantidade, pois tem um sabor mais forte.

Cebolinha

A cebolinha combina muito bem com omeletes, batatas assadas, saladas verdes e muito mais. A melhor maneira de utilizar esse tempero é usando-a fresca.

Coentro

Predominante na Região Nordeste do Brasil, o coentro tem um sabor intenso que dá um toque refrescante nos pratos. Ele pode ser usado em muitos pratos, mas especialmente em peixes assados.

Urucum

De cor avermelhada, o urucum dá um toque mais que especial nos pratos, especialmente na Região Norte e Nordeste. Você pode usar o quanto preferir, pois seu sabor é bem suave.

Cominho

O cominho tem um toque ligeiramente picante e é muito utilizado para temperar carnes vermelhas, molhos e sopas.

Louro

Muito usado na região sul e sudeste, o louro não pode faltar para temperar o feijão e a feijoada. Também vai bem com carnes assadas e legumes cozidos. Normalmente, ele é utilizado em forma seca e inteira, e retirado após o cozimento.

Manjericão

O manjericão dá um sabor todo especial para o molho de tomate e é muito famoso nas pizzas e outras massas.

Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino tem um sabor forte e marcante e é muito utilizada para temperar os pratos da Região Nordeste.

Salsinha ou salsa

A salsinha é usada em todas as regiões do Brasil, pois oferece um sabor muito especial em diversos pratos, seja com ovos, queijos, carnes ou legumes. O ideal é utilizar folhas frescas.

Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários! Para adquirir temperos brasileiros ou qualquer outro produto do Brasil nos Estados Unidos, conte com a Brazil at Your Door. Estamos prontos para te ajudar! 

Apr 1st 2021 Brazil At Your Door

Recent Posts