null
Receita de pavê: descubra como preparar a sobremesa

Receita de pavê: descubra como preparar a sobremesa

O pavê é uma das receitas que já virou tradição na mesa de muitos brasileiros, afinal, além de ser uma deliciosa sobremesa, ela também não possui muitas dificuldades no seu modo de preparo. Em sua composição, o principal ingrediente é a bolacha maisena, o que facilita a sua montagem.

Ideal para servir em festas infantis ou em almoços em família, o pavê é perfeito para qualquer ocasião especial. Atualmente, existem vários tipos de receitas de pavê, desde o mais tradicional que conta com creme de chocolate e branco até de limão, podendo inovar com novos sabores.

Abaixo, vamos te contar um pouco mais sobre essa deliciosa receita, desde a sua origem até o seu modo de preparo. Vamos lá?

A história da receita de pavê

Não se sabe ao certo a origem real dessa deliciosa receita. No entanto, acredita-se que o pavê é uma sobremesa de origem francesa. Seu nome surgiu da palavra 'pavimento', que em francês tem o significado de “pavimento”.

Se a gente parar para pensar, sim, faz todo o sentido. Afinal, a montagem do pavê é feita em camadas, com creme e biscoitos ou pedaços de bolo, o que lembra bastante o pavimento de uma construção civil, não é mesmo?

É um doce gelado feito com biscoitos, como já mencionamos, podendo ser de champanhe ou maizena. Quanto mais fundo para a sua travessa, mais camadas a sua torta receberá. O mais legal sobremesa dessa é a sua versatilidade, pois várias versões ao redor do mundo, agradando a todos.

Na Inglaterra, por exemplo, um doce muito parecido com o pavê é o ninharia, que é composto por camadas de bolo umedecido por uma calda com entremeadas de creme, geleias e frutas frescas. Em alguns casos, é colocado o pão de ló.

Assim como na Inglaterra, a Itália também possui uma sobremesa bastante semelhante ao nosso pavê. O tiramisu, uma sobremesa italiana, onde o bolo pode ser facilmente substituído pelo famoso biscoito champanhe, que também possui em sua composição uma camada generosa de creme feito à base de queijo, cacau e café.

No Brasil, o pavê tem em sua composição o biscoito tipo champanhe ou maizena, o creme e o recheio da sua escolha, podendo ser desde chocolate até limão. A receita se popularizou tanto entre os brasileiros que ficou conhecida e ganhou até uma expressão, que sempre é comentada entre família e amigos quando o doce é colocado em cima da mesa: “é pavê ou pra comer?”.

Agora que você já conhece um pouco sobre a origem do pavê, que mesmo incerta, é um doce que agrada muitas pessoas ao redor do mundo, vamos te ensinar uma deliciosa receita dessa sobremesa.

Aprenda a preparar uma receita fácil de pavê

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de amido de milho

Comprei aqui

  • 400ml de leite (para o creme)
  • 1 lata de leite condensado

Comprei aqui

  • 1 gema
  • 1 caixa de creme de leite (para o creme)

Comprei aqui

  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Comprei aqui

  • 2 pacotes de bolacha Maizena

Comprei aqui

  • 1 xícara (chá) de leite (para umedecer as bolachas)
  • 1 caixa de creme de leite (para o ganache)

Comprei aqui

  • 200g de chocolate ao leite ou meio amargo

Comprei aqui

Modo de preparo:

Em uma panela média, coloque os 400ml de leite de vaca, a maizena (amido de milho), o leite condensado, a gema, o creme de leite e a essência de baunilha.

No fogo médio, misture todos os ingredientes, sem parar.

Enquanto estiver mexendo, dependente-se de que está começando a engrossar. Quando começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo.

Aposente-se a panela do fogo e transfira a mistura para uma tigela para que o creme esfrie por completo. Reserve ao canto por alguns minutos.

Enquanto isso, pegue como bolachas maizenas e umedeça no leite, rapidamente para não encharcar completamente.

Em seguida, pegue uma travessa de vidro e acomode os biscoitos maizena um do lado do outro, formando uma camada.

Feito isso, passe uma camada de creme por cima delas e repita esse processo até terminar completamente.

Em outra panela, despeje todo o creme de leite e leve ao fogo médio para aquecer.

Quando o creme de leite começa a levantar fervura, desligue o fogo rapidamente.

Coloque o chocolate ao leite ou amargo (de sua preferência) e mexa até que derreta completamente até que vire um ganache.

Com ele finalizado, despeje a ganache por cima da última camada de creme e misture bem.

Leve para a gelar e congelar por aproximadamente três horas.

Onde encontrar os melhores ingredientes?

A RememBR é a sua loja brasileira que estava faltando nos EUA. Contamos com inúmeros produtos brasileiros para você matar a saudade do seu país e te ajudar no preparo de muitas sobremesas. Gostou dessa deliciosa receita que separamos para você de pavê? Compre todos os ingredientes em nosso site e receba sem precisar sair de casa.

Oct 1st 2021

Recent Posts