null
Quais os principais costumes de cada região do Brasil?

Quais os principais costumes de cada região do Brasil?

O Brasil é hoje um dos 5 maiores países do mundo em extensão territorial, e está entre os 6 maiores em número de população, mas sua grandiosidade não se resume apenas a território e habitantes.

O país tupiniquim contempla as mais diversas riquezas, desde festas típicas, até elementos culturais que só se encontram em solos brasileiros.

Por se tratar de um país tão grande e com diversas influências por conta da colonização de muitos países, cada região do Brasil oferece particularidades típicas.

Conheça alguns dos principais costumes do Brasil, dividido por cada região neste artigo.

Região Norte

Entre tantas coisas que se destacam na região norte, está a festa de Círio de Nazaré. A procissão, que acontece no estado do Pará, é uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e acontece em outubro.

Nesta comemoração, milhares de fiéis caminham quilômetros através das ruas enfeitadas carregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O percurso é realizado da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem fica durante quinze dias.

Em 2004, o Círio de Nazaré passou a constar do registo de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já quando se trata da culinária, a região norte conta com pratos típicos muito característicos.

Entre eles estão o tucupi, que é uma receita preparada à base de mandioca; a maniçoba, é uma receita feita com a folha da mandioca triturada, mas se assemelha a uma feijoada; e o tacacá, prato típico nortista feito com caldo de mandioca, camarões e tucupi.

Mas as opções não param por aí. é possível encontrar também iguarias como jambu, caldeirada, carne de sol, entre tantas outras!

Região Nordeste

Apesar de ser muito conhecido pelas mais belas praias de todo território brasileiro, o nordeste também conta com festas populares, como a maior festa junina São João do Brasil, realizada em Campina Grande/João Pessoa. Como na maioria das festas juninas, a celebração conta com diversas danças típicas, bandeirolas, e fogos de artifício.

Esta região também é muito conhecida pela poesia popular representada pela leitura de cordel, que costuma ser recitada ou publicada em folhetos.

Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Por esse motivo, o cordel nordestino é um dos mais destacados no país.

Na culinária nordestina, é possível encontrar muitos traços da colonização de outros países, como Portugal e África, além de origens indígenas que estabeleceram fortes influências não só nos costumes, mas também nas comidas típicas da região.

Entre os pratos mais típicos, estão acarajé, caldos de frutos do mar, moqueca, baião de dois, e muitos outros.

Região Centro Oeste

Essa região possui manifestações culturais fortemente influenciadas pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia.

Entre as celebrações típicas está o Fogaréu, que acontece tipicamente em Goiás, e trata-se de uma procissão onde é encenada a prisão de Jesus. Esta festa ocorre na Semana Santa.

Um dos pratos típicos mais populares da região é o arroz com pequi. O pequi é uma fruta que geralmente é consumida pura, com frango ou com arroz. O prato de cor amarelada é comum, uma vez que essa coloração provém do fruto que compõe a iguaria.

Região Sudeste

Diretamente associada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, essa região conta também com os estados Minas e Espírito Santo, riquíssimos em cultura e culinária de qualidade.

No interior de São Paulo, em Barretos, acontece uma das maiores festas caipiras do país, a Festa de Peão de Barretos, que todos os anos conta com muitas atrações musicais, a tradicional queima do alho e muita comida típica.

Outra festa típica muito conhecida, é a Festa do Divino, que é tradicionalmente católica, e que começa no dia de Pentecostes quando é escolhido um Imperador que será o responsável pela condução da celebração.

Já na culinária, é impossível não destacar as delícias do estado de Minas Gerais, que contam com os famosos pães de queijodoce de leite, queijos, entre outros.

Região Sul

Com uma forte influência da cultura européia, é possível encontrar traços da colonização através da arquitetura, cultura e culinária desta região.

A Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, é uma feira e uma festa comunitária brasileira realizada atualmente a cada dois anos, comemorando a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região

Esta região também conta com a Oktoberfest, que é a segunda maior festa de origem germânica do mundo, perdendo apenas para a festa original na Alemanha.

E não se pode falar do sul, sem o conhecido chimarrão. Além dele, o churrasco gaúcho também é muito conhecido e faz muito sucesso!

E aí? Deu saudade do Brasil?

Você pode matar um pouquinho da saudade da nossa pátria amada através dos mais de 300 produtos da nossa loja!

Só a Brazil At Your Door tem os melhores produtos brasileiros com entrega nos Estados Unidos.

Acesse e confira!

Você conhecia essas particularidades de cada região?

Conta pra gente aqui nos comentários.

Mar 3rd 2021 Brazil at Your Door

Recent Posts