null
Leite condensado nos EUA: onde comprar?

Leite condensado nos EUA: onde comprar?

Se você é fã de sobremesas, saiba que as melhores receitas levam em sua composição o leite condensado. Ele é aquele ingrediente-chave que deixa qualquer doce ainda mais saboroso, afinal, quem resiste a um docinho, não é mesmo?

Essa delícia é a principal base do doce mais consumido pelos brasileiros, o brigadeiro! Além disso, é responsável por compor e dar sabor a muitas outras receitas, como o beijinho, o bicho de pé, o pudim de leite condensado, entre muitas outras que muita gente ama.

Por isso, antes de te ensinarmos a preparar um delicioso brigadeiro (com leite condensado) e onde encontrá-lo para o preparo de muitas receitas, vamos contar a breve história da origem dele. Vamos lá?!

A origem do leite condensado

Em 1856, o americano Gail Borden desejado - em mais uma de suas muitas de desidratar o leite de vaca - que antes do líquido virar pó, ele se transformava em um delicioso creme, dando origem ao leite condensado industrializado que conhecemos.

Quatro anos depois de sua brilhante descoberta, a receita ficou famosa no período da Guerra Civil Americana. Isso porque o produto passou a ser consumido e transportado por todas as tropas, tornando-se conhecido por todos.

No ano de 1857, surgiu a Leite Condensado Anglo Suíço, a primeira indústria de produção do delicioso leite condensado, na Suíça. A partir disso, esse produto ganhou grande visibilidade por toda a Europa, chegando a todos os mercados. Com o grande sucesso desse produto, uma marca Nestlé fundiu-se com a empresa suíça, implementando-o na sua linha de produção.

No entanto, como a marca mais popular era o 'La Laitiére' (da Suíça), que tem como significado “vendedora de leite”, a Nestlé se inspirou no seu maior concorrente e desenvolvido a sua embalagem com a figura de uma jovem camponesa suíça em trajes característicos da época.

Um fato curioso sobre a exportação do condensado é que, com a sua chegada em outros países leite, foram desenvolvidos nomes correspondentes ao idioma local, como, por exemplo, 'La Lechera', na Espanha. Além disso, continuaram utilizando a imagem característica da camponesa com os seus baldes de leite.

No Brasil, foi só em 1890 que foram exportados os primeiros carregamentos do leite condensado. A sua venda tinha como objetivo inicial ser uma aposta alternativa ao leite fresco, que tinha falhas no seu sistema de abastecimento. Além disso, por ser um item novo no comércio brasileiro, sua comercialização era oferecida nas drogarias como 'Milkmaid' (leiteira).

Como a sua pronúncia era muito difícil, os brasileiros batizaram de “Leite de Moça”. Ele era usado apenas como bebida, sendo misturado na água, café ou chás. No entanto, em 1921, a Nestlé inaugurou a sua primeira fábrica e, sem pensar duas vezes, já colocou o nome que se popularizou entre os brasileiros: “Leite Moça”.

Com a popularização do leite condensado, ele passou a ser utilizado dentro das casas para fazer doces.

Brigadeiro de leite condensado moça

Ingredientes:

  • 1 leite moça (lata ou caixinha)

Compre aqui

  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Compre aqui

  • 1 colher (sopa) de manteiga

Compre aqui

  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado

Compre aqui

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga.

Misture bem os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa por aproximadamente 10 minutos, sem parar, até que a mistura desgrude completamente do fundo da panela.

Pegue a margarina e um prato antes de colocar a mistura.

Feito isso, aposentar-se o brigadeiro do fogo, coloque no prato untado e esfriar.

Com as mãos também untadas, faça pequenas bolinhas e passe-as no granulado.

Coloque em forminhas e está pronto!

Gostou dessa deliciosa receita que separamos para você com leite condensado? Compre os ingredientes com a RememBR e receba no conforto de sua residência.

Oct 1st 2021

Recent Posts