null
7 sobremesas brasileiras para lembrar do país

7 sobremesas brasileiras para lembrar do país

Quem está distante do Brasil costuma sentir falta de um elemento fundamental da culinária: as sobremesas brasileiras. Com sabores de tirar o fôlego, os pratos doces servidos em todas as regiões do país atraem apaixonados de todo o mundo e adicionam o Brasil na lista com as melhores opções culinárias.

Um ponto interessante a respeito dos doces brasileiros é justamente a popularidade deles dentro do país. Eles não são consumidos apenas na região de origem. O doce de leite mineiro, por exemplo, está presente nas casas de outros estados.

As opções de sobremesas brasileiras são diversas e, mesmo estando fora do Brasil, você pode prepará-las em seu lar nos Estados Unidos e matar a saudade dos seus doces favoritos. Descubra como fazer ou comprar sete sobremesas brasileiras!

7 sobremesas brasileiras para celebrar a culinária do país

As sobremesas brasileiras, como o pudim, são "coringas" em qualquer comemoração.

1. Pudim de leite

O pudim de leite é uma sobremesa popular entre os lares brasileiros. O preparo é simples e leva poucos ingredientes. No entanto, é impossível provar um único pedaço. A calda de caramelo faz a diferença, tanto no sabor como na decoração.

Para prepará-lo, você vai precisar separar:

  • 1 lata ou caixinha de leite condensado;
  • Leite integral (medida da lata ou caixinha do leite condensado);
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • Meia xícara (chá) de água.

No liquidificador, bata os ovos por três minutos. Em seguida, adicione os dois tipos de leite.

Em uma panela, derreta a quantidade de açúcar e, quando o caramelo estiver escuro, acrescente a água aos poucos. Depois, adicione a mistura em uma forma com furo e coloque a massa batida no liquidificador por cima.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° em banho-maria por 50 minutos, com a forma dentro de outra assadeira maior. Quando estiver pronto, desenforme e sirva um delicioso pudim de leite.

2. Brigadeiro

O brigadeiro é um doce presente nas festas de aniversário, casamentos e outras comemorações. O doce é tão presente na cultura brasileira que pode ser encontrado em padarias e restaurantes. Assim como o pudim, o brigadeiro tem um preparo simples.

Os ingredientes são:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal;
  • 7 colheres (sopa) de achocolatado em pó;
  • 1 pacote de chocolate granulado.

Em uma panela, coloque o leite condensado, a margarina e o achocolatado. Cozinhe por alguns minutos, sempre mexendo o brigadeiro.

Quando a mistura estiver soltando da panela, retire do forno e coloque-a em uma travessa. Após esfriar, pegue uma colher e, com as mãos untadas, faça as bolinhas. Se preferir, prepare o seu brigadeiro e coma-o quentinho ainda na panela.

3. Pé-de-moleque

O pé-de-moleque está presente em festas juninas e outras comemorações da região nordestina do Brasil. No entanto, o doce é vendido em supermercados e atacadistas espalhados em todos os estados brasileiros. Você também pode comprá-lo nos EUA.

Para preparar o pé-de-moleque caseiro, separe:

  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem a pele;
  • 1 lata de leite condensado.

Leve ao fogo o amendoim e o açúcar até caramelizar. Depois, adicione o leite condensado.

Quando a massa estiver desgrudando da panela, despeje-a em uma forma untada ou no mármore. Após esfriar, corte os quadradinhos e sirva em seguida.

4. Doce de leite

Uma sobremesa que vai bem no café da manhã e com outros acompanhamentos é o doce de leite. A opção tem grande popularidade na região sudeste do Brasil, mais precisamente em Minas Gerais, mas aparece nas mesas dos brasileiros em outros estados.

Ao longo dos anos, o doce de leite passou por diferentes adaptações nas cozinhas brasileiras. Ele possui a versão cremosa, também conhecida como caseira, e a opção em quadradinhos, encontrada nas lojas de doces. As compotas do doce também fazem sucesso.

O preparo do doce de leite caseiro é simples: basta ferver um litro de leite integral com duas xícaras de chá de açúcar e mexer. Após um período de fervura, diminua o fogo e continue mexendo até que ele fique cremoso e com tonalidade mais escura.

Depois, basta colocar em uma recipiente e servir para a família e amigos.

5. Goiabada

As frutas também integram a lista das sobremesas brasileiras. A polpa da goiaba, por exemplo, se torna um doce de sabor único: a goiabada.

Ela pode ser preparada em casa, mas também está disponível em supermercados, como aqui na Remembr Brazil At Your Door.

6. Tapioca doce

A tapioca está presente na culinária brasileira em diferentes refeições, e um dos recheios populares é a opção feita com coco ralado e leite condensado. O ingrediente principal da tapioca é o polvilho doce, mas também é possível comprar a massa pronta.

Para a opção feita com o polvilho doce, é necessário umedecer a quantidade que será preparada. Ela ficará como uma goma e você pode armazenar em um pote para consumir no dia a dia.

Quando for preparar, peneire-a e coloque em uma frigideira morna. Em seguida, adicione o coco ralado e o leite condensado. Feche a tapioca e sirva à mesa.

7. Doce de abóbora

O doce de abóbora também está entre as sobremesas favoritas dos brasileiros. Ele é preparado com a polpa do legume, que é encontrado com facilidade nas feiras e supermercados brasileiros.

Nos Estados Unidos, você pode matar a saudade do doce de abóbora na Remembr Brazil At Your Door. Compre agora, sem precisar sair de casa. 

Sep 8th 2021

Recent Posts